Essa incrível idéia surgiu quando um designer holandês teve de desmontar sua câmera fotográfica porque a lente estava quebrada. Ele testou peça por peça e tudo estava funcionando perfeitamente, menos o motor da lente. Bom, como qualquer um ele pensou em comprar uma câmera nova, seria mais cômodo, não é mesmo?!
Mas, ainda temos a esperança do fabricante poder concertar, Dave Hakkens procurou o fabricante para concertar a peça, mas, não houve negociação, a resposta foi trocar, ou seja comprar uma nova.
Com isso, ele pensou “Com a sua bicicleta, você conserta o pneu, você não joga a bicicleta fora. Mas, por alguma razão isto é o que fazemos com aparelhos eletrônicos".
Dessa forma, Hakkens viu a seguinte cena: se um aparelho pode ser desmontado ou trocado
ele pode durar muito mais, então é consolidada a idéia do Phonebloks. Que é um celular com os componentes como a bateria, receptor do chip, teclado e câmera, etc, substituídos.
Logo, o celular precisa ser desenhado de forma diferente dos outros, assim as peças são introduzidas na placa traseira do telefone como peças de Lego. O tamanho dos blocos variam, como num jogo de quebra cabeça, podem ser combinados de várias formas. Veja na imagem abaixo como ele é:
Idealizando a idéia
O designer Dave Hakkens iniciou o projeto do phonebloks usando a plataforma thunderclap, onde os usuários ‘’doam’’ a influência que têm nas redes sociais para um projeto. Assim é permitido que a plataforma comande de certa forma suas páginas nas redes para transmitir mensagem em um determinado momento.
Veja como ficou o celular:
O designer esperava o apoio de no mínimo umas 500 pessoas, mas quando você coloca algo na internet, tudo pode mudar, e foi assim com Hakkkens. Em três dias foram 7 milhões de visualizações, só no inicio do projeto tinham 950 mil usuários que apoiaram a idéia.
Entenda melhor como foi a história do Dave Hakkens, assista ao vídeo!
Dave Hakkens: The Blok Revolution
Vídeo em inglês


