23
Set
2016
Tecnologia
Como Funciona o Código de Barras
Autor: Vinicius Tarouco
Como Funciona o Código de Barras
COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Houve épocas em que controlar a saída de produtos do estoque de um Supermercado para a casa do cliente era uma árdua em imprecisa tarefa realizada de maneira manual. Com o advento dos computadores, a empresa Norte Americana UPC (Universal Product Code ou Código de Produto Universal em português) criou o famoso código de barras.

Aquelas pequenas barras que não passam de linhas enfileiradas das mais derivadas espessuras com espaços em branco entre elas são o que chamamos de código de barras. Com a demanda de produtos se elevando cada vez mais, não só Supermercados, mas diversos outros segmentos se viram na necessidade de sistemas e equipamentos (como monitores e leitores de código de barras) para controlarem melhor a saída de seus produtos, assim como para conferir uma maior agilidade nas suas vendas. Mas você sabe como funciona o código de barras?

O código de barras, em palavras mais simples, seria uma espécie de RG do produto ou serviço vendido pela empresa. Assim, o caixa, atendente, vendedor, etc... após passar o leitor no código de barras, este automaticamente informa e modifica o sistema, atualizando a informação de que o produto já foi vendido e que o valor X foi arrecadado com a venda daquele produto.

[caption id="attachment_1448" align="aligncenter" width="300"]como_funciona_o_codigo_de_barras_2 Já sabe como funciona o código de barras? Veja a baixo os detalhes![/caption]

 

Atualmente no mercado, existem algumas empresas que oferecem o código de barras para os produtos. A SCB por exemplo oferece custos mais baixos para os pequenos empreendedores. Já em termos de equipamento, temos a Bematech, muito boa em custo\benefício, que desenvolve além do próprio leitor de código de barras, também monitores e impressoras não fiscais térmicas para auxiliar o empreendedor que pretende crescer e depende destes produtos, porém ainda não possui um capital de giro grande para investir.

Mas como funciona o código de Barras?

Veja como funciona os códigos que são lido pelo código de barras: 

  • Barras -> São as linhas escuras do código de barras.
  • Espaços -> São as partes claras do código.
  • Caractere inicial -> É onde o leitor informa o inicio do código. Este caractere inicial pode ser uma letra, um número ou símbolo dependendo do padrão do código.
  • Caractere final -> É onde o leitor informa o fim do código. Este caractere final pode ser uma letra, um número ou símbolo dependendo do padrão do código.
  • Densidade do código -> É a relação da quantidade dos módulos ou caracteres e o espaço ocupados, uma vez impressos.
  • Separadores -> Indicam as extremidades do código. Indicam para o leitor a direção que o código estará sendo lido. Também serve para que o leitor leia o código nos dois sentidos.
  • Modulo -> O modulo é a unidade mínima que compões o código de barra, na qual o tamanho é definido pela densidade do código.
  • Sinais de enquadramento -> Limitam a área retangular na qual deverá conter os elementos do código.

[caption id="attachment_1447" align="aligncenter" width="300"]como_funciona_o_codigo_de_barras_1 Existem diversos tipos de leitores de código de barras, porém são três que vigoram no Brasil.[/caption]

 

Como existem diversos tipos de códigos de barras, também existem diversos tipos de leitores. Por isso o comerciante deve ficar atento quando for adquirir o equipamento quando começar a gerar seu código de barras. Os tipos de leitores de códigos de barras mais conhecidos no mercado brasileiro são:

Leitores Laser

Os mais comuns no mercado de automação comercial, esses leitores possuem uma distância máxima de leitura de 20 à 30 cm do código de barras.

Leitores CCD

Leitores Charged Coupled Devide (CCD) possuem uma grande desvantagem: uma limitada e pequena área de leitura. Acabam não sendo eficientes se a distância do leitor e o código de barras ultrapassar 3 polegadas.

Leitores Imager

São mais eficientes e trabalham com mais rapidez que o mencionado a cima. Também possui o melhor custo benefício. É ótimo inclusive para leituras mal impressas ou códigos que estejam levemente danificados devido a impressão. Outra grande vantagem é a capacidade para leitura de Nota Fiscal Eletrônica.

E você empreendedor, já utiliza o código de barras para organizar seu estoque?