Não é horrível quando realizamos aquele trabalho de faculdade, ou um relatório em nosso trabalho e, de repente o notebook se desliga sozinho levando embora suas últimas correções realizadas? Pois é, o problema do Notebook se desligar sozinho é mais comum do que você pensa! Com este intuito, resolvemos criar este artigo para fornecer aos internautas algumas dicas e identificar a possível causa e tentar resolver o problema antes de enviar ao concerto e gastar uma nota. Acompanhe as principais causas:
Superaquecimento
É comum, principalmente no estado do Mato Grosso, o notebook se desligar sozinho graças as temperaturas elevadas que os componentes internos podem alcançar devido o calor excessivo. Isto na verdade não é ruim, já que o notebook se desliga automaticamente afim de proteger suas peças (geralmente processador e placa de vídeo dedicada) de danificarem pela alta temperatura gerada pelo calor.
O que fazer:
Primeiramente, averigue se as frestas de saída de ar do cooler (geralmente localiza-se em um dos lados do Notebook) está muito sujo com poeira. É normal acumular uma quantidade grande de poeira graças ao calor. Caso esteja muito sujo, procure escovar com um pincel cada fresta tentando remover a sujeira ali acumulada, o que evita a saída de ar quente do aparelho.
[caption id="attachment_1128" align="aligncenter" width="303"]
As frestas dentro do quadrado vermelho é onde se deve passar o pincel.[/caption]
Se mesmo assim não resolver ou diminuir o problema, você pode estar abrindo a tampa da parte de baixo do notebook. Não são todos, mas em alguns notebooks mais simples é possível enxergar o cooler assim que remover a tampa de baixo. De uma olhada nas hélices do cooler e averigue se possui muita poeira acumulada. Se houver, passe um pincel a fim de remove-la também.
Outra solução é adquirir uma mesa base de coolers. Ao contrário do que muita gente pensa, elas realmente ajudam a remover o excesso de calor, mas para isso você precisa de uma base de cooler de qualidade.
[caption id="attachment_1126" align="aligncenter" width="300"]
Se a mesa tiver algum suporte para deixar na vertical, ajuda ainda mais na dissipação de calor. Procure aqueles que possuem mais de um cooler na mesa e de preferência que possua uma grade, ao invés de ser todo fechado como o exemplo da foto a cima.[/caption]
Caso nenhum método funcione, pode ser ser necessário a troca da pasta térmica, que fica entre o processador e o cooler. Para isso, além de ser necessário a compra da pasta térmica, também é preciso remover o cooler para por a pasta, por isso recomendamos, neste ponto, levar a um especialista.
Arquivos do Sistema Danificado
Outro problema comum são os arquivos do Windows estarem danificados. O sistema operacional necessita de muitos arquivos importantes para funcionar adequadamente, que muitas vezes o usuário não possui acesso ou permissão para alterar. Caso algum destes arquivos sejam deletados por algum vírus, ou graças algum dano sofrido pelo disco rígido (HD) pode ser que o notebook se comporte de maneira estranha, como se reiniciar sozinho.
O que fazer:
Se o notebook se desliga sozinho pode ser também o trabalho de algum vírus. Você pode utilizar algum Anti-Vírus para averiguar seu sistema. Confira os Melhores Anti-Vírus Gratuitos clicando aqui!
Porém, muito provavelmente, este arquivo já tenha sido danificado ou até mesmo deletado. Por isso é necessário restaurar o sistema do Windows. O sistema operacional geralmente cria pontos de restauração com o tempo, tendo o objetivo de recuperar o sistema como se encontrava em determinada época caso ocorra algum problema no notebook. Ele mantém seus arquivos pessoais, porém você pode perder programas e jogos instalados. Para recuperar um backup anterior e tentar contornar o problema do computador de se reiniciar sozinho, faça da seguinte maneira:
Windows 7: clique no menu iniciar e selecione Todos os Programas -> Acessórios ->Ferramentas do sistema -> Restauração do Sistema
Logo após é só seguir os passos que surgirem na tela. Em um determinado ponto nesta tela, será preciso selecionar uma data, que nada mais são os Backups que o sistema criou para você no decorrer do uso do computador. Tente selecionar uma data na qual você lembre que o notebook não se desligava.
Windows 8: vá no campo de pesquisa do menu iniciar ou então clique na tecla Windows (aquela tecla na qual o símbolo é o desenho de uma janela) e digite Recuperação. Logo após clique em configurações -> Recuperação. Na próxima tela, clique em “Abrir restauração do Sistema”. Para finalizar, é só seguir os passos da próxima tela.
Windows 10: Ao lado do menu iniciar há uma barra de pesquisa, onde esta escrito "Pesquisar na Web e no Windows". Digite ali "Restaurar o PC" e clique no ícone da engrenagem com o mesmo título. Após isso, na janela que se abrir, clique em "introdução" que se encontra a baixo de "Restaurar o PC". Após isso é só seguir as instruções.
Obs: caso a opção de backup automático do Windows esteja desligado, é provável que não tenha nenhuma data para recuperação do sistema. Porém, o Windows de fábrica vem com esta opção ativada por padrão.
Se nenhum dos métodos funcionar, recomendamos que formate seu computador, salvando (criando um backup) dos arquivos pessoais antes. Este método já é um pouco avançado, mas se você possui um CD\DVD do windows, ele é bem explicatório. Caso tenha dificuldades, recomendamos levar a um técnico.
Disco Rígido
Como dito a cima, outro problema pode ser o disco rígido. Neste caso, o HD não chega a ser a causa em si, mas de algum arquivo do Windows que não está sendo acessado corretamente pelo disco rígido. Os discos rígidos mecânicos possuem uma leitura através de um disco e agulha magnética. Caso a agulha toque no disco, pode causar um pequeno buraco, o que é conhecido como bad block, assim tornando aquela seção do HD ilegível e conseguinte inutilizável. Caso isto ocorra onde se encontra um arquivo do Windows, pode atrapalhar em seu funcionamento. É altamente recomendado trocar seu HD caso isto ocorra, já que o sistema pode ficar instável, mesmo formatando o aparelho, graças a este dano no HD, que é muito comum de ocorrer em notbooks já que costumamos carregar ele de um lado para o outro enquanto ligado.
O que fazer:
Quando o problema esta no HD, pouco se pode fazer, porém o usuário pode averiguar para ter certeza antes de enviar ao técnico se esta é a causa. Você pode baixar o programa HDTune: http://www.hdtune.com/download.html
Após instala-lo, você só precisar executar o programa, selecionar o HD onde o windows está instalado, clicar em Error Scan e dar play. Caso apareça algum quadrado em vermelho, seu HD está com BAD BLOCK e é necessário troca-lo para garantir a segurança dos seus dados pessoais e do sistema operacional.
[caption id="attachment_1124" align="aligncenter" width="648"]
1° Clique na aba "Error Scan" -> 2° Selecione o HD (caso haja mais de um) na qual o Windows está instalado (remova Pen Drives e HDs externos) -> 3° Clique em Start -> 4° Cuide os blocos se completarem. Verde que dizer que seu HD está saudável, vermelhor quer dizer que seu HD já possui Bad Block.[/caption]
Bateria
Por último e menos comum, pode ser a bateria. Ela é menos comum de ser a causa do notebook se desligar sozinho, pois quando se torna a causa, geralmente o aparelho nem liga.
O que fazer:
Primeiramente averigue se o seu notebook está aguentado sem o carregador, mesmo que o ícone ao lado direito indique que sua energia ainda possua carga. Raras vezes pode ser que o indicador não esteja funcionando.
Caso seu notebook não esteja ligando de jeito nenhum, tente remover a bateria (tirando o encaixe e removendo o objeto) e ligue direto na energia através do carregador. Raras vezes a bateria pode entrar em curto, mesmo com o cabo na energia conectado, evitando assim que o computador ligue. Caso seja isso, utilize seu notebook sem a bateria, apenas com o carregador.
[caption id="attachment_1129" align="aligncenter" width="330"]
Se o seu notebook não liga de maneira alguma, tente remover a bateria ligar diretamente no carregador.[/caption]
Há outros problemas, porém são muito incomuns de ocorrer e de difícil detecção. Este são os principais. O mais comum é o excessivo calor, seguido do problema de sistema corrompido (por vírus ou HD) e raramente pode ser a bateria. Mesmo assim, se o seu notebook se desliga sozinho mesmo após testar estas dicas, recomendamos que leve a um técnico.
Ainda possui dúvidas? Seu notebook ainda se desliga sozinho? Deixe seu comentário para ver se conseguimos lhe ajudar!


