É praticamente impossível não utilizar a internet hoje em dia, não é mesmo? Seja para trabalhar, estudar, jogar, falar com os amigos nas redes sociais… enfim, usar o acervo de facilidades que ela oferece. Mas você já se perguntou qual é o melhor navegador de internet?
Existem muitos fatores que definem o que realmente transforma determinado navegador melhor que o outro, e muitas vezes depende do usuário também. Além de velocidade e segurança, o internauta pode optar por usar um navegador de configurações menos vantajosas por causa da compatibilidade. Um exemplo disso são usuários que precisam utilizar navegadores compatíveis com sistemas de segurança de bancos, por exemplo.
Mas então, Qual é o melhor navegador de internet?
Internet Explorer
O Internet Explorer é muito conhecido por ser o navegador padrão que já acompanha o sistema operacional Windows. Confira seus requisitos:
- Velocidade: infelizmente, este é um dos quesitos que deixa o navegador para trás da concorrência, apesar de já ter aprimorado muito nas últimas versões (e muito!). Isso ocorre por que o Internet Explorer é um dos navegadores que possui um dos sistemas mais seguros quando se trata de surfar pela web. Por isso, para alguns usuários poderem acessar suas contas pela internet, devem utilizar ele.
- Segurança: Como dito no tópico a cima, esta é uma das grandes vantagens do Internet Explorer, porém, algumas vezes funciona como uma faca de dois gumes. Isso por que, por ser o navegador mais usado pelos usuários leigos já que acompanha o sistema operacional, também é o favorito pelos hackers mal intencionados que querem invadir sistemas e roubar informações pessoais dos usuários.
- Praticidade: Aqui é onde o Explorer perde para seus concorrentes. Além de pesado, algumas vezes pode travar e não possui um gerenciador próprio de download, o que pode ser um transtorno para quem baixa muitos arquivos. Porém possui a vantagem do controle dos pais, para controlar as atividades e sites que os filhos podem acessar, apesar de ser um pouco complicado para os usuários mais leigos de usarem esta ferramenta.
- Compatibilidade: Por ser um navegador do próprio sistema operacional (Windows), o Internet Explorer não utiliza tanto o hardware do seu computador, sendo menos pesado em relação ao uso de memória e processador, deixando seu computador leve para realizar outras tarefas.
Veredito: Infelizmente o Internet Explorer já possui um histórico ruim, apesar de ser o primeiro navegador a ser distribuindo as massas de usuários de PCs. Apesar da boa segurança, é pesado e lento. Além disso, por usar uma homologação diferente em seus códigos, alguns sites com funções avançadas podem não ser exibidos corretamente.
Google Chrome
O Chrome é o navegador da empresa que possui o melhor buscador de sites do mundo. É praticamente impossível falar de internet e não mencionar o Google. Confira os detalhes:
- Velocidade: Este é, sem sobra de dúvidas, o grande destaque do navegador. O Chrome é o navegador mais rápido para acessar sites, procurar por eles e abrir imagens e vídeos sem problemas de carregamento. Seu código facilita na exibição de sites e, já que grande parte dos serviços comerciais na internet são ferramentas do próprio Google, ele acaba se tornando rápido para manuseio em contas de Gmail, Google Adwords, exibir Adsenses, etc…
- Segurança: O Chrome é seguro, mas por ser usado em excesso, quase ao ponto de chegar ao Explorer mesmo sem vir junto do sistema operacional, acaba se tornando um navegador muito visado por hackers mal intencionados que querem roubar informações através de vírus e malwares. Porém, ele possui uma vantagem em termos de segurança de contas (E-mail, senhas de fóruns e sites com áreas restritas), já que oferece a opção de o usuário logar com uma conta no próprio navegador, criando uma seção privada. Ao sair, é só deslogar, que todo o histórico e senhas que você utilizou com a determinada conta no navegador irá apagar daquele PC, ficando as informações salvas apenas na própria conta do internauta.
- Praticidade: É o mais prático de todos. Ele é simples, intuitivo e possui muitas funções. Qualquer usuário consegue utilizar o navegador e entende-lo de maneira rápida. Além disso, ele possui suporte para muitos Plugins e Addons para aprimorar a experiência do usuário, adicionando mais funções, o que acaba se tornando um navegador ótimo, tanto para o internauta leigo, quanto para programadores web que visam realizar alterações em seus sites.
- Compatibilidade: Aqui vem o tendão de aquiles do navegador. O Google Chrome é muito pesado para o computador. Toda sua simplicidade de compreendimento, velocidade e adicionais vem ao custo do alto uso da memória do computador e do processador. Você ainda consegue realizar outras tarefas com ele aberto, mas pode causar queda de performances dependendo de quantas abas estiverem abertas e os tamanhos em megabytes dos sites visitados.
Veredito: O Google Chrome não é o mais usado sem vir junto de um sistema operacional a toa. Ele é um dos melhores navegadores do mercado, possui uma ótima velocidade de navegação e um bom equilíbrio na segurança. Além disso é simples de usar, mas possui ferramentas complexas para os usuários mais avançados também. A opção de poder utilizar contas gmail para acessar o navegador em diversos locais diferentes adiciona uma segurança e uma praticidade vantajosa para este navegador em relação a concorrência.
Mozilla Firefox
O navegador do Pinguim mais famoso do mundo da informática acabou saindo do Linux e invadindo os outros sistemas operacionais, saiba por que:
- Velocidade: O Mozilla Firefox é rápido, porém não na altura do Chrome. Algumas vezes ele pode demorar para abrir imagens de sites, porém, em suas últimas versões este problema já se diluiu, e muito. O Firefox porém possui uma compatibilidade como nenhum outro, fazendo com que alguns sites que possuam funções adicionais abram de maneira rápida e sem erros em seu navegador.
- Segurança: Este ponto é muito forte no Firefox. Além de não ser tão visado por usuários mal intencionados que gostam de espalhar vírus também é muito seguro para navegação. Sua segurança é um dos pontos mais fortes, bloqueando qualquer site suspeito e alertando o usuário. É mais eficiente que o próprio Chrome neste sentido.
- Praticidade: O Mozilla é muito bom neste quesito também. Além de oferecer suporte à diversas línguas e sistemas, sua instalação é muito simples. Importa de maneira fácil os favoritos de outros navegadores e seu uso é intuitivo. Porém, na questão de Plugins e privacidade, o usuário deve ser um pouco mais avançado, apesar das opções estarem todas a mão para se utilizar. Outra grande vantagem é sua capacidade de customização. São diversos temas que você pode instalar em seu Firefox, na qual customiza grande parte das áreas de utilização do navegador, assim como também são fáceis de serem instalados. Para programadores web porém, o Google Chrome ainda é o mais prático para exibições de código fonte e elementos, apesar do Firefox também possuir estas opções.
- Compatibilidade: O Firefox é compatível e funcional em tudo quanto é sistema, assim como é fácil de se instalar. O Linux, que pode dar mais trabalho por ser um sistema operacional avançado, já vem com ele instalado em suas principais versões, como o Ubuntu. Ele também possui um código limpo, não sendo tão pesado como o Chrome para a performance do computador
Veredito: O Firefox é uma ótima alternativa para quem não pretende utilizar o Chrome ou o Internet Explorer. Estiloso, seguro e compatível fazem dele um navegador de peso no mercado.
Opera
O Opera é um navegador que já possui história (foi criado em 1996), mas suas evoluções não supriram todos os problemas. Ainda assim possui algumas vantagens:
- Velocidade: O Opera não é muito rápido, já que seus problemas de compatibilidade podem afetar a performance do navegador.
- Segurança: É muito seguro, mas mais pelo fato de ser um navegador de pouco uso em relação ao resto. Seu pouco uso de destaca também pela usabilidade avançada do navegador, podendo se tornar um pouco difícil para o internauta mais leigo.
- Praticidade: Por ser mais avançado se torna uma ferramenta de difícil uso pelos usuários. Sua compatibilidade é falha também, podendo exibir com erros algumas páginas, ou nem exibi-las por completo. No entanto, este navegador se destaca por uma questão social: possui comandos de voz (apenas em inglês no momento) para deficientes visuais. Esta é uma iniciativa muito boa e que todos os navegadores deveriam aderir para dar acessibilidade para todos. Outra vantagem, esta para usuários mais experientes, é a possibilidade de cadastrar atalhos no teclado e mouse, fazendo da navegação no Opera a mais rápida em relação ao uso humano, isso se você for bom para entender como realizar os atalhos e rápido o suficiente para usa-los.
- Compatibilidade: O Opera pode ser um pouco pesado por sua funções mais avançadas, mas nada que atinja de maneira drástica a performance do computador.
Veredito: O Opera pode não ser usado por maioria dos usuários e não recomendamos se você utiliza a internet apenas para passar o tempo e se divertir, ou para realizar funções básicas de trabalho, como E-mail e Planilhas no Drive. Porém aconselhamos muito o uso para famílias que possuem pessoas com deficiência visual, apesar de ter que acostumar com o inglês. Se você é um usuário avançado, talvez o uso do Opera se torne interessante para você.
Safari:
O Safari é o navegador padrão da Apple. Conhecida por qualidade e segurança em seus produtos, liberaram o navegador também para o Windows.
- Velocidade: O Safari possui uma velocidade boa de navegação, sem travamentos. As imagens e vídeos carregam de maneira rápida. Em conjunto com o Hardware do Mac, esta velocidade pode se tornar ainda mais fluida, sem interferência de terceiros.
- Segurança: Também é excelente. Não só pela empresa cuidar muito de seus produtos como também pelo pouco uso no sistema operacional do Windows. Se você utiliza o Safari em produtos Apple, como o Mac air ou Mac Book, esta segurança se torna ainda maior.
- Praticidade: O Safari é de bom uso, porém perde algumas facilidades para os usuários mais leigos encontrados no Chrome e no Firefox. Além disso é pouco personalizável comparado aos outros navegadores, o que pode tornar a experiência neste navegador um pouco entediante. Outro problema é não conferir uma busca quando se digita alguma palavra na barra de endereço do navegador, fazendo com que o internauta ou acesse primeiramente o site do Google, ou então digite o endereço do site que deseja visitar corretamente.
- Compatibilidade: Aqui esta um problema do Safari. Sua compatibilidade é boa, mas já tem um histórico de problemas com alguns códigos CSS de sites. Além disso, ele roda perfeitamente em produtos da Apple, porém sua compatibilidade com o Windows não é perfeita. Este último fato também faz com que ele utilize mais o Hardware do computador, exigindo um pouco mais de memória e processamento.
Veredito: O Safari é ótimo para produtos Mac, apesar de haver opções muito melhores no mercado. Porém para o usuário mais leigos e que utilizam o sistema operacional Windows, há escolhas melhores no mercado.
Além dos mencionados aqui, existem muitos outros sistemas operacionais no mercado, entre alguns que já foram extintos. Porém os mais utilizados são estes cinco e, de todos eles, o Google Chrome parece ser campeão em termos de performance, velocidade, usabilidade e compatibilidade, seguido do Mozilla Firefox. É claro que temos que levar em consideração as necessidades do usuário. Para quem acessa muito sites de banco, a pedida pode ser o Internet Explorer pela segurança, já para deficientes visuais, o Opera.
Mas e você, agora que já viu as vantagens e desvantagens já tem ideia de qual é o melhor navegador de internet para você? Compartilhe sua experiência!




